Dúvidas Frequentes

O que é o projeto Saúde em Nossas Mãos?

O Saúde em Nossas Mãos é um projeto colaborativo e educacional focado na diminuição dos índices de infecção hospitalar coordenado por meio de uma rede colaborativa entre os cinco hospitais participantes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). São 116 hospitais públicos e filantrópicos impactados em 25 estados brasileiros, e 600 profissionais participantes.

Quantas instituições são impactadas?

São 116 instituições de saúde impactadas pelo projeto atualmente, em 25 estados brasileiros.

Quais instituições estão na liderança no projeto?

O projeto é colaborativo e executado pelos cinco hospitais integrantes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HCor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês. A iniciativa conta ainda com participação da equipe técnica da Coordenação do Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde e com o apoio técnico do Institute for Healthcare Improvement (IHI), organização não-governamental e sem fins lucrativos com larga experiência em projetos colaborativos em diversos países da Europa e África.

Como o Saúde em Nossas Mãos é mantido?

O projeto é mantido com recursos dos próprios hospitais, em contrapartida à imunidade fiscal, que afasta o recolhimento das contribuições sociais de PIS, COFINS e cota patronal do INSS.

Quais são as metas do projeto?

Até o final de 2020, a meta é alcançar a redução de 50% dos três principais tipos de IRAS e disseminar a iniciativa a partir de 2021 para mais hospitais em todo o Brasil.